top of page
Image by Léonard Cotte

Aprenda a minha técnica de como viajar a Paris sem falar francês

Eu sempre digo que gentileza gera gentileza. Os franceses são muito rígidos em relação a cultura e fazem de tudo para manter os bons hábitos e costumes. Por exemplo, eles defendem piamente a própria linguagem. Sendo assim, nunca, em hipótese alguma, inicie um diálogo com um francês em qualquer outro idioma que não seja o francês. Se fizer isso, vai ficar falando sozinho.

Eu arranho um francês, mas não sou (nem de longe) fluente. A minha técnica para conseguir a simpatia de um francês é iniciar o diálogo em francês, pedindo desculpas por não falar a língua deles. A minha primeira frase é “Je suis désolé, je ne parle pas français!” (Me desculpe, eu não falo francês.)

 

Em seguida, já engato um “Parlez-vous anglais ou portugais?” (Você fala inglês ou português?) Pronto! A partir daí a comunicação está aberta e, geralmente, eles vão fazer de tudo para entender o que eu quero dizer. Daí em diante, você pode tentar se comunicar em inglês, francês, português, usando gestos ou até mesmo escrevendo no tradutor do celular. A questão é que ele percebeu que você está sendo respeitoso com a cultura e a linguagem deles.

Mas isso não é muita humilhação? Não, eu não acho. Isso é humildade. Cultura não se mede e você está no país deles, curtindo o que a cultura deles tem a oferecer. Eles são os donos da casa, então, não são eles que tem que se adaptar a nós, mas nós é que temos que nos adaptar a eles, já que estamos no território deles. Porém, independente da sua opinião em relação a isso, use a minha técnica que eu te garanto que vai funcionar.

bottom of page